
Como o próprio nome já diz, a identidade visual tem que refletir a IDENTIDADE da sua marca, mesmo que sua marca seja você, é MUITO importante entender os aspectos conceituais em relação a missão, propósito, valores da marca.
O desenvolvimento de uma identidade visual não é só criar uma logo legal e umas cores bonitinhas. Todos os elementos da marca devem estar de acordo com a personalidade e objetivos da marca, que são identificados no briefing.
No início pode parecer meio confuso, por isso o processo é bem dividido em etapas. Onde você participa na validação de cada passo.
E dentro das etapas tem outros processos:
1. Briefing: formulário para conhecer melhor a identidade da marca, e quais os aspectos conceituais você quer passar com a identidade visual.
2. Quadro de referências e debriefing: imagens que representam a marca e referências de outras identidades visuais baseado nas respostas do briefing.
3. Tipografia: fontes (primária e secundária) que serão usadas nos elementos e aplicações da identidade visual da marca.
4. Paleta de cores: conjunto de cores (de 5 a 6) definidas de acordo com a psicologia das cores e baseada no briefing, para serem usadas na identidade visual e aplicações.
5. Desenvolvimento da logo e variações: criação e aprovação da logo de acordo com todas as informações coletadas nas etapas anteriores.
6. Aplicação em mockups: representação digital da logo em materiais como: cartão digital, caneca, sacolas, placas…
Como todo processo é colaborativo, os prazos dependem também de você. Mas em média: